quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aposentado não recebe benefício por falta de acessibilidade na CEF


João sofreu acidente de trabalho e, deficiente, ficou impedido de ter acesso à aposentadoria por falta de acessibilidade
Aposentado denuncia falta de acessibilidade em agência bancária da Caixa Econômica Federal. João Luiz do Nascimento é aposentado por invalidez devido a acidente de trabalho e tem bastante dificuldade em receber seu benefício, por falta de acesso na agência da Caixa Econômica localizada na avenida Leopoldino de Oliveira.
“Sofri um acidente de trabalho há alguns anos e me tornei deficiente físico. Consegui minha aposentadoria, mas, por algum tempo, tive dificuldades em recebê-la, pois não tinha como chegar à sala do gerente que me atende na Caixa Econômica Federal. A sala dele ficava no terceiro andar e o elevador não parava nesse local. O único jeito de chegar até meu gerente era desembarcando no quarto andar para depois descer mais uma leva de escadas, ou então pelo segundo andar, de onde subia as escadas e chegava até o terceiro, o que me trazia transtornos por conta deficiência na perna direita”, explica João Luiz, indignado com a situação, pois, segundo ele, isso não é acessibilidade.
De acordo com a Lei Municipal 10.304/07 – modificada pela Lei 10.901/10, em toda agência bancária o tempo na fila de espera deve ser de no mínimo 20 minutos e a segurança, reforçada. Além da segurança com a implantação de câmeras externas, o banco deve oferecer conforto para os clientes, com a colocação de cadeiras, e acessibilidade, com banheiros adaptados e a implantação de rampas e elevadores de acesso. “Sei que alguns bancos particulares estão sendo notificados por não estar cumprindo as determinações, mas peço para que os fiscais do Procon passem pela Caixa Econômica Federal, pois lá a norma quanto à acessibilidade está sendo descumprida”, explica João Luiz.
De acordo com o gerente da Caixa Econômica Federal, Domingos Sávio, o elevador que existe na agência dá acesso ao primeiro andar do prédio, onde estão disponíveis dois gerentes, banheiros adaptados e caixas. O gerente informa que neste andar o deficiente pode resolver todas as pendências, não tendo necessidade de ir ao segundo, terceiro ou quarto andar. Mas, se ainda assim a pessoa precisar chegar a esses locais, basta solicitar a presença do gerente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário